sábado, 26 de dezembro de 2009

Cuide de seu bem estar psicológico

Muitas vezes, a última ajuda que uma pessoa procura quando está agoniada é a de um psicólogo. A Psicologia é uma ciência nova que começou suas atividades entre 1760 e 1800, oriúnda da filosofia e com diferentes abordagens de um mesmo problema: como se viver num ambiente social e se comportar diante dos desafios que ocorrem no relacionamento entre o individuo e seu meio cultural, familiar, ao mesmo tempo se relacionando com outros seres humanos.

Ser racional e ao mesmo tempo lidar com as emoções no dia a dia, não é uma tarefa fácil. Diante de uma situação de adoecimento físico ou de uma perda de alguém querido ou mesmo de uma ansiedade, uma angústia e uma depressão que parece infinita, é muitas vezes o momento onde se percebe mais o desequilíbrio emocional. Aparecem então, sem número de fórmulas mágicas de como ser feliz o que contribui para as vezes piorar um quadro de mal-estar psicologico que não foi tratado de forma adequada.

Nesse caso, muitas vezes, o último recurso a ser buscado é o da terapia com psicólogos. Isso se dá por diferentes motivos. O primeiro deles: preconceito.


Muitas pessoas ainda acreditam que buscar uma ajuda psicológica é ser rotulado de louco. Ainda se faz muita confusão sobre a atuação do profissional/psicólogo. Existem sem número de abordagens, linhas de atuação, propostas terapêuticas das mais variadas e no geral a população sabe muito pouco disso. Ainda por cima, assumir que não está bem e que o principal agente desse mal-estar é uma dor da alma,emocional, sentimental, produzida na mente, parece "frescura".
É, no entanto, num momento de grande estresse que acontece muitas vezes um enfarte ou um AVC. É num momento de um luto que fica evidente e pode aparecer um desânimo, um consumo compulsivo de alimentos, uma embriaguez compulsiva um desejo de isolamento e mesmo uma falta de motivação para a vida.

O segundo motivo da demora em busca da terapia é: financeiro. A terapia, em geral, é um procedimento caro e muitas vezes, sem previsão de término. Tem um custo elevado e muitas vezes o acesso a ela depende de contatos pessoais não custeado pelos planos de saúde. Por mais que hoje já exista alguma cobertura que inclui o atendimento psicológico, todos sabem que é limitado e visto com ressalvas. As universidades disponibilizem atendimento em seus Serviços de Psicologia Aplicada, mas isso é bastante limitado. E na rede pública de saúde o atendimento de psicólogos ou está ligada a rede hospitalar de forma bastante resumida, pois são poucos os profissionais contratados para dar conta de uma demanda imensa . Ou está em sua maioria mais voltado para casos graves, em auxilio ao trabalho da psiquiatria e da saúde mental mais complexa, tais como, psicóticos e neuróticos graves, dependentes químicos e que exigem uma equipo multidisciplinar. Nesse sentido, os caso de baixa complexidade, que são a maioria, ficam sem atendimento adequado.

Nunca se precisou tanto da atuação de psicólogos. O mundo cada vez mais em sua complexidade, vai precisar desses profissionais pois, quanto mais pessoas convivêndo num espaço urbano mais a probabilidade de acontecerem conflitos de gerações e familiares, agressividade, impaciência, intoleração e sentimentos de baixa alto estima e de insatisfação pessoal.
Ouvimos psicólogos diante de atos incompreensiveis, de atitudes inapropriadas, oorém, na vida cotidiana nos grandes centros urbanos com grande concentração de indivíduos de costumes, famílias, religiões, interesses culturais diferentes cada vez mais vai se fazer necessário valorizar este profissional que muitas vezes é mal remunerado e escasso.
Por isso, recomendo, ao menor sinal de ansiedade, angústia e depressão, PROCURE UM PSICÓLOGO. O psicólogo não é um mágico, nem feiticeiro, nem curandeiro.... mas ele tem uma escuta para os problemas da alma que é sua especialidade e que ajuda a própria pessoa a descobrir o seu caminho para se sentir melhor.
Há outras atividades que são terapêuticas que não são terapia.A prática de esportes, de atividades ligadas à arte __ seja executando ou simplesmente contemplando__ viagens e lazer, ajudam a equilibrar o processo de elaboração mental dos problemas e aliviando tensões e estresse. Mas o psicólogo cria ao seu paciente um espaço seu. De reflexão sobre sua vida e sobre suas relações com o outro. O que muitas vezes ajuda a transformar aquilo que emocionalmente não está legal.



Deixe sua opinião. Você já fez terapia? Conte sua experiência aqui com seus comentários.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como “o estado de completo bem-estar físico, mental e social” e não meramente a ausência de doença. Ao ampliar esta visão, dissociada do modelo exclusivamente médico para entender que o sujeito está inserido em um contexto, que o determina e é determinado por ele, está falando também de cultura, meio-ambiente e vida social. O estilo de vida precisa ser levado em conta para que se entenda o sujeito como um todo e não fragmentado em especialidades. Quando alguém adoece não é apenas o foco específico da doença que está atuando sobre ele, mas todas as questões psicossociais que ao mesmo tempo estão interagindo nesse momento da sua vida.

A tradição oral, ou seja, a forma de estabelecer comunicação via palavra

dita, seja em que meio for é o objeto de observação deste ensaio. A intenção é pensar como a tradição oral interage com o conceito de saúde definido pela OMS.

Ao nascer uma pessoa está necessariamente conectada ao mundo, a outras pessoas. O ser humano não se desenvolve ou sobrevive sem a influência cultural. Ele já nasce com uma história desde o momento em que é fecundado. Alguns têm essa história ainda mais ampliada, como é o caso das crianças amplamente desejadas e planejadas para nascer. Em algumas culturas existem crianças que antes de serem geradas já estão prometidas em casamento e até mesmo a nossa própria existência é registro concreto de milhares de pessoas que viveram antes de nós.

Dessa forma as narrativas, sobretudo os contos de primeira infância, que

vão cercar o processo de inserção social e de alicerce para o desenvolvimento da criança em seu meio, serão determinantes no adulto do futuro. Aprendemos quem somos ao longo da vida, pelo que os outros nos dizem e, aos poucos, vamos criando novas fontes e constituindo a singularidade de cada ser. Não é interessante? Ao mesmo tempo em que somos constituídos por nossa comunidade, somos únicos - ao nascer e ao longo da vida. Essa parece ser a grande dinâmica que vai nortear todo processo de crescimento em sociedade.

O ser humano morre por falta de afeto e amor. Muitas vezes, a fragilidade

física gerada pela miséria, pela falta de condições minimamente dignas de vida também se tornam agravantes. Mas também encontramos pessoas bem nascidas e com boas condições financeiras que adoecem por falta de amor. O que é a baixa auto-estima se não a dificuldade de se sentir querido, amado e desejado pelo outro e por si mesmo do jeito que somos? O sucesso pessoal, profissional, adaptativo e criativo muitas vezes é determinado pela qualidade de afeto, acolhimento e troca propiciados nas diferentes fases da vida.

Um meio estimulante portanto, não está necessariamente ligado a recursos financeiros ou classe social mas aos cuidados que uma criança recebe e que será alicerce na sua trajetória de vida.

Contar histórias é um ato de troca. Quem conta está sempre num momento de

comunicação. Está sempre em interação com o outro. O contador precisa do ouvinte, pois sem ele essa troca não acontece. Isso se difere da leitura pois ela, muitas vezes, acaba sendo um ato individual. Além disso, é uma atividade acalmadora que exercita a concentração e o ato de ouvir. Ajuda no vocabulário e atiça a curiosidade pela busca de novas histórias. Não é uma narração feita de qualquer maneira, mas uma narração que precisa necessariamente provocar o imaginário e a fantasia. É também um potente instrumento de incentivo à leitura pois, ao ampliar o universo imaginário através da palavra oral, cria-se uma base para a leitura futura. Aprender a ler significa nesse contexto, aprender que um livro registra uma história que está além de suas linhas e que se inicia muito antes do processo de alfabetização. Só assim, o livro passa a ser vivo e passa efetivamente a dar prazer ou provocar sensações. Se não conseguirmos provocar sensações através das palavras não conseguiremos gostar de ler.

Hoje no mundo globalizado, adoecido e massacrado em que vivemos é de novo o universo das histórias que pode nos ajudar a dar voz àqueles que precisam falar. Todo mundo, mesmo antes de nascer, já faz parte de uma história: contando, sendo personagem ou ouvinte. E assim será até o fim dos nossos dias.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Natal, Final de Ano e Depressão

Final de ano é uma época simbólica de reflexão sobre um período especifico de sua vida e ao mesmo tempo de sentimentos importantes e contraditórios.... Se celebramos aos 4 ventos sentimentos de solidariedade, amor e homenagens..por outro lado tem pessoas que ficam muito melancólicas...deprimidas por perdas de pessoas queridas e por projeto e sonhos que não se concretizaram.

Por mais que o tempo não pare e não para mesmo, fazemos psicologicamente uma parada necessária culturalmente a reavaliar rumos. Nosso calendário de trabalho e estudo se baseia nisso bem como o ritmo cíclico da vida de início, meio e fim está presente nesta sensação de momento.

Primeira coisa... procure não ficar triste por quem se foi..pois a morte é apenas física e na lembrança tente pensar na felicidade dessa pessoa tão querida ter existido em sua vida por um tempo tão importante. É preciso deixar morrer aquilo que precisa morrer para que a vida se renove sempre. Mas isso não significa ficar lamentando e sofrendo.

O Bem atrai o Bem, a tristeza e a depressão atraem mais tristeza e depressão... e infelizmente...sem uma decisão sua de mudar ninguém pode fazer isso por você.

Acredite... por mais difícil que tenha sido esse período sempre podemos recomeçar novos bons momentos mesmo depois de momentos tão doloridos.

A depressão muitas vezes é fruto de uma visão da vida como algo preso ao passado ou pela saudade que se sente de não poder mais abraçar, sentir e olhar uma pessoa que lhe foi tão querida. Mas acredite..o amor é imortal, a saudade deve servir para trazer felicidade e não tristeza.
A vida é feita de momentos....presentes... agora....
O passado é uma referência e o futuro para ser maravilhoso precisa do caminho certeiro e otimista do presente...

"Tudo vale a pena se a alma não é pequena" Fernando Pessoa...

FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO

terça-feira, 7 de julho de 2009

Europeus... grandes imigrantes

O Brasil é um país de imigrantes.... sejam eles forçados, como os escravos...sejam pessoas que ocuparam a terra em busca de novas riquezas, terras ou fugidas da fome ou de uma guerra. O que sentimos como comum neste imenso país é essa colcha de retalhos composta por nossos antepassados. Acho engraçado hoje, os europeus reclamarem e restringirem a imigração, ou pior, considerar crime a imigração.... Eles vieram para o novo mundo, para trabalhar nas lavouras, para construir riquezas e depois não aceitam que seus filhos retornem ao país de origem para trabalharem também.
Imagine um mundo sem fronteiras....
Imagine um mundo sem países....
Onde todos possam trabalhar juntos pelo fim da fome, da guerra e da miséria....



Não importa os motivos da Guerra
A paz é mais importante

Por que guerrear ou brigar?
Por que maltratar pessoas por que simplesmente foram tentar trabalhar num outro país para ter uma vida melhor ou por outras razões, pois elas são infinitas.....
Por que causam desemprego?
Não é motivo.... pense nisso.
O Mundo é uma grande aldeia global.... realmente.. não faz sentido tantas barreiras e tantas fronteiras...

terça-feira, 30 de junho de 2009

A Morte de um Idolo - Mito


No mundo moderno, os grandes ídolos substituem os heróis antigos. Lendas vivas, com histórias controversas, influenciam multidões.... não idolatrados histericamente com uma paixão as vezes sem limite e lógica...

Quando morte um astro como Michael Jackson (1958-2009) a trajetória de sucesso e polêmicas logo aparecem em todos os jornais, revistas e canais de TV. Uma pessoa tão famosa, uma personalidade como diz-se hoje em dia.. ou apenas um homem... um homem com muito talento... um GÊNIO....

Por que será que os gênios sofrem tanto? Por que contestam e influenciam legiões de anônimos e se tornam imortais por sua obra e por seu mito.

Algumas pessoas ocupam esse lugar que antes eram dos semi-deuses, dos heróis, que nada mais são do que seres humanos comuns mais com dons especiais e a proteção de deuses..... Eles não são materialmente imortais.... sentem dores.. morrem... mas são capazes de sobreviver a sua morte física... ficando eternizado nos registros de suas passagens pelo mundo e nas mentes daqueles que tiveram o privilégio de vê-los vivos e ao vivo.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

BUSCA PÉ








Compare Produtos, Lojas e Preços

sábado, 20 de junho de 2009

A psicologia é uma ciência do mundo moderno. Cada vez mais se vê a necessidade de melhorar as relações interpessoais seja no trabalho, na família, com os amigos e com os parceiros queridos e amados. É pena que muitas vezes, a última ajuda que buscamos é a de um psicólogo. Parece fraqueza ou frescura cuidar de nosso mal-estar psicológico.
Mas nós psicólogos sabemos que muitas vezes se num primeiro momento diante de um dilema pessoal importante ou de uma crise as pessoas buscassem o apoio ou a visão de um psicólogo sobre o assunto... muito dos problemas desse acesso tardio poderiam ser minimizados...
Não confunda o psicólogo com um mágico ou com algum ser acima dos problemas cotidianos. Esse profissional é sensivel a ponto de entender os problemas mais estranhos da vida humana.
Por isso, independentemente da linha de trabalho ou do tipo de atuação que este profissional tenha, busque ajuda com um psicólogo e sua vida talvez seja mais feliz.

Qualquer dúvida sobre este assunto, me pergunte... sou psicóloga e posso tentar ajudar... luciana_tenorio@hotmail.com

Luciana de Mattos Tenorio
CRP/RJ-25052

segunda-feira, 18 de maio de 2009

MENSAGEM DO DIA

PRESTE ATENÇÃO À SUA INTUIÇÃO

DE ATENÇÃO À SUA VOZ INTERIOR

FAÇA PERGUNTAS. QUESTIONE.

SEJA CURIOSA. PROCURE O QUE ESTÁ ALÉM, NAS ENTRELINHAS

VEJA O QUE ESTIVER VENDO E NÃO TENHA MEDO DE VER A REALIDADE COMO ELA É

OUÇA O QUE ESTIVER OUVINDO

AJA COM BASE NO QUE SABE SER VERDADE

POSITIVO ATRAI O POSITIVO

quarta-feira, 13 de maio de 2009

O tesouro do conhecimento

O trator de um fazendeiro estava enguiçado. De nada valeram todas as tentativas do fazendeiro e seus amigos para consertá-lo. Por fim, o fazendeiro chamou um técnico. O homem fez uma verificação completa, ligou a ignição, levantou o capô e olhou tudo com cuidado. Finalmente pegou um martelo. Com uma única pancada numa determinada parte do motor, este voltou a funcionar. A máquina zunia como se nunca tivesse tipo um problema. Porém, quando o fazendeiro viu a conta cobrada pelo perito, zangou-se muito. “Quê? O senhor quer 50 reais e não fez nada mais do que dar um único golpe de martelo?” “ Meu amigo”, respondeu o homem, “pelo golpe de martelo, cobrei apenas um real. Mas tenho de exigir 49 reais pelo conhecimento de onde o golpe tinha de se aplicado.”

sexta-feira, 1 de maio de 2009

EU ADORO MEUS NEOPETS

Você conhece os NEOPETS?
Esses bichinhos de estimação especiais que nos divertem muito em jogos e brincadeiras...
A internet oferece este site interativo que pode divertir todos da familia...
Com jogos, brincadeiras e artigos é possível conviver , educar e se divertir muito.

http://www.neopets.com/refer.phtml?username=tenoriocarioca
Esses são os meus..e os seus?

Todo Alimento é Sagrado

Sim... todo amor é sagrado...
E o fruto do trabalho é mais que sagrado meu amor...
A massa que faz o pão.. trás a luz do teu suor....



Ao longo da história da humanidade, a luta para que o homem produzisse alimentos em abundância e em larga escala foi imensa... Hoje vivemos o tempo da abundância e parece que desaprendemos o devido valor que o alimento tem na nossa vida. Ainda existe fome em boa parte do planeta, é verdade.... mas é verdade que essa fome existe muito mais por problemas de distribuição deste alimento do que por problemas de produção.

Outra coisa que chama a atenção é a variedade de receitas que criamos para tornar esses alimentos ainda mais gostoso e prazeroso no seu consumo. E aqui eu gosto de dizer: todo alimento produzido com amor e consumido de forma equilibrada não engorda ou pode fazer mal. As vezes, culpamos determinados alimentos, elegendo-os como vilões e na verdade não pensamos que talvez aquilo que precisa ser repensado é a maneira como nos comportamos diante dos alimentos. Não será o consumo de uma comida gostosa e feita com esmero e ciência e com todos os cuidados que isso tem, que irá fazer mal ou engordar ninguém. O que engorda é a carência, baixa autoestima, o alimento consumido pela compulsão, como substituto de um amor ou para compensar perdas e danos. A depressão engorda, bem como, o estresse e a ansiedade. Para isso, o ideal é não demorar para procurar a ajuda de um psicologo ou de recursos terapeuticos que possam atuar na origem do problema.
O consumo de qualquer alimento com prazer e sem estresse faz até a gente se sentir feliz e isso imagino ser o principal ideal da vida. É claro que existem situações exceções como pessoas que possuem doenças crônicas como diabetes e hipertensão, mas até essas, dentro de suas limitações, deveriam buscar o prazer no seu alimentar e não ficar pensando no que perderam pelo seu quadro específico.



TODO ALIMENTO É SAGRADO E ABENÇOADO


"O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE...."

AMÉM

quinta-feira, 30 de abril de 2009




FLAMENGO....FLAMENGO...



TUA GLÓRIA É LUTAR


FLAMENGO..FLAMENGO...



CAMPEÃO DE TERRA E MAR...







Sou uma mulher apaixonada por futebol... desde pequena vou ao Maracanã e acompanho atentamente cada movimento e momento da vida de meu time de coração. Hoje em dia tem aumentado o número de mulheres frequentando aos estádios, lendo os noticiários e discutindo táticas e escalações no mesmo pé de igualdade com os homens.
Apesar disso...a predominancia nesse universo ainda é muito masculina...são raras as mulheres que entendem que os homens precisam para se manterem sadios de suas peladas com os amigos..de assistir uma mesa redonda num final de domingo após um jogo eletrizante, e sair no dia seguinte ao jogo com sua camisa de estimação. As mulheres deveriam procurar entender melhor seus homens e parar de se chatear com bobagens que só servem de foco de discussões e desentendimento.
Se elas participassem mais desse prazer talves teriam um pouco mais de hamonia em seus relacionamentos amorosos e familiares.




Este é um conto retirado do livro “Mulheres que Correm com os Lobos” de Clarissa Pinkola Estés, que trata do arquétipo de Mulher Selvagem.
Podemos pensa-lô na estrutura base psíquica feminina, na capacidade de renovação da vida que existe em todas as mulheres e de cuidado perante ao mundo árido e seco das guerras, da violência e da brutalidade. Será que se o mundo fosse comandado predominantemente por mulheres teríamos tantos conflitos que ameaçam a vida de milhares de pessoas nesse planeta? La Loba utiliza o canto que na verdade significa usar a voz da alma para ressuscitar depois de juntar os pedaços e a estrutura básica de reconstituição do vivo...
Se não fossem as mulheres parideiras.. que procuram vencer a fome, a doença, a miséria e a falta de perspectiva de vida, a humanidade teria sido exterminada da face da terra. E, no entanto, continuam sendo as mulheres as maiores vítimas de todas as mazela desse mundo. São elas que continuam sendo vitimas da violência doméstica, vítimas da precariedade de suas casas.... São as mulheres que choram seus filhos mortos por balas perdidas ou não.... São as mulheres que criam formas novas de renovação da vida a cada esqueleto que se constitui em seu ventre e que nasce através delas. As mulheres são criaturas cheias de sabedoria. Esta velha, que aparece neste conto representa o que há de mais antigo na história da humanidade e está no lugar do inexplicável, do imponderável, de uma força que vem das entranhas e que é capaz de ultrapassar qualquer limite real ou imaginário em prol da vida.
Já o osso dessa história representa aquilo que é quase indestrutível, que apesar do fim da carne permanece contando sua história e marcando a existência e a época de cada vida. O osso é a base do esqueleto que é o que nos mantém de pé. Quando morremos, viramos pó... mas os ossos permanecem para demonstrar nossa existência.


La Loba
Existe uma velha que vive num lugar oculto de que todos sabem, mas que poucos já viram. Como nos contos de fadas da Europa oriental, ela parece esperar que cheguem até ali pessoas que se perderam, que estão vagueando ou à procura de algo. Ela é circunspecta, quase sempre cabeluda e invariavelmente gorda, e demonstra especialmente querer evitar a maioria das pessoas. Ela sabe crocitar[i] e cacarejar, apresentando geralmente mais sons animais do que humanos. Dizem que ela vive entre os declives de granito decomposto no território dos índios tarahumara. Dizem que está enterrada na periferia de Phoenix perto de um poço. Dizem que fica parada na estrada perto de EL Paso, que pega carona aleatoriamente com caminhoneiros até Morelia, México, ou que foi vista indo a feira acima de Oaxaca, com galhos de lenha de estranhos formatos nas costas. Ela é conhecida por muitos nomes: La Huesera, a Mulher dos Ossos; La Trapera, a Trapeira; e La Loba, a Mulher-lobo. O único trabalho de La Loba é o de recolher ossos. Sabe-se que ela recolhe e conserva especialmente o que corre o risco de se perder para o mundo. Sua caverna é cheia dos ossos de todos os tipos de criaturas do deserto: o veado , a cascavel, o corvo. Dizem, porém, que sua especialidade reside nos lobos. Ela se arrasta sorrateira, e esquadrinha as montañas e os arroyos, leitos secos de rios, à procura de ossos de lobos e, quando consegue reunir um esqueleto inteiro, quando o último osso está no lugar e a bela escultura branca da criatura está disposta à sua frente, ela senta junto ao fogo e pensa na canção que irá cantar. Quando se decide, ela se levanta e aproxima-se da criatura, ergue seus braços sobre o esqueleto e começa a cantar. É ai que os ossos das costelas e das pernas do lobo começam a se forrar de carne, e que a criatura começa a se cobrir de pêlos. La Loba canta um pouco mais, e uma proporção maior da criatura ganha vida. Seu rabo forma uma curva para cima, forte e desgrenhado. La Loba canta mais, e a criatura-lobo começa a respirar. E La Loba ainda canta,com tanta intensidade que o chão do deserto estremece, e enquanto canta, o lobo abre os olhos, de um salto e sai correndo pelo desfiladeiro. Em algum ponto da corrida, quer pela velocidade, por atravessar um rio respingando água, quer pela incidência de um raio de sol ou de luar sobre seu flanco, o lobo de repente é transformado numa mulher que ri e corre livre na direção do horizonte. Por isso, diz-se que, se você estiver perambulando pelo deserto, por volta do pôr-do-sol, e quem sabe esteja um pouco perdido, cansado, sem dúvida você tem sorte, porque La Loba pode simpatizar com você e lhe ensinar algo __ algo da alma.
[i] som emitido pelo corvo.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Sentido da vida

Qual o sentido de estar vivo?
Por que estamos... persistindo e adorando esta sensação de estar passando por este mundo e participando de um todo...

Somos indivíduos... somos sociedade. ..simultanenamente...Por que insistimos ora a buscar explicações fisicas e cientificas como se elas se contrapusessem as questões do espírito, da mente ou da alma?
Por que insistimos em criar dicotomias onde não existem....

Não sei.... mas eu sei... que EU pelomenos adoro estar viva...

Adoro respirar, comer, dormir, ver, ouvir...simplesmente EXISTIR...Por quanto tempo? Por que?Sinceramente... pouco me importa....Só sei que estou viva e isso vale cada segundo em que estou....Sei que um dia retornarei a pó, mas sei também que só o fato de ter existido.. já valeu.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Relação bebê gestante começa no útero e a conversa entre mamãe e bebê também.

O ACOLHIMENTO

O acontecimento de uma gravidez, para determinados casais ou famílias, é sempre um momento de sentimentos muito intensos e especiais. Seja uma gravidez planejada, querida ou desejada no momento de sua descoberta, ou rejeitada, isso certamente terá conseqüência para a forma como esta criança será recebida pelo ambiente familiar. Esse momento, que no senso comum, é idealizado para ser visto como algo especial, miraculoso, maravilhoso e de felicidade, em muitos casos, está permeado por sentimentos negativos; de medo, de angústia, de agressões e desafeto. São sentimentos, às vezes até contraditórios, que podem até coexistirem num mesmo momento e que torna os relacionamentos interpessoais em família algo bem complicado.
O desenvolvimento infantil saudável é sensivelmente marcado pelo acolhimento familiar nos momentos mais elementares da vida. A forma como a criança é acolhida por sua família, vai ser determinante no seu crescimento e desenvolvimento bio-psico-sócio-cultural.
O acolhimento precoce sentido no meio social aonde a criança chega pode ser determinante no seu processo de desenvolvimento ao longo da vida. Além disso, esse novo ser também altera o meio com a sua chegada provocando sensações e mudanças.
A tarefa de formar vínculo entre o recém-nascido e o seu meio social pode ser facilitada com atividades simples que estão no sentimento de amor e de carinho que desde muito pequeno o bebê percebe como lhe sendo agradável. Conversar com o bebê, colocar músicas suaves e fazê-lo participar dos eventos da família, com bom senso, só ajudam isso acontecer.
É importante que seja oferecido a este novo ser um ambiente acolhedor dentro do qual possa se sentir bem, seguro e acarinhado. Por isso, a fala e a conversa podem ser formas interessantes de acalentar e de acolher o bebê. Converse com seu bebê. Fazendo isso, estamos na verdade, reencontrando o velho hábito que os nossos antepassados tinham de transmitir as novas gerações experiências e conceitos.
Para que estejamos aqui hoje interagindo com o meio coletivo do qual fazemos parte dependemos de uma legião incalculável de pessoas e criaturas que sobreviveram antes de nós: as guerras, as pestes e aos acidentes com fenômenos naturais. É re-significando o conteúdo socialmente transmitindo e quebrando determinados sistemas de crença que tornamos possível a transformação de uma realidade e de comportamentos e relacionamento. O ser humano morre e adoce por falta de amor.
O uso da atividade de contar histórias nesse sentido tem como objetivo a construção da identidade e a melhoria do relacionamento entre a família e o bebê ainda no útero e depois do nascimento, o que é estruturante na qualidade futura de adaptação as adversidades e frustrações ao longo da vida.

Relacionamentos Virtuais e Reais... Como vivê-los de forma saudável e feliz...

Há uma nova realidade que cada vez mais se apresenta a medida em que as pessoas vão sendo incluidas no universo do computador e da internet principalmente que é o relacionamento entre pessoas que se conhecem via computador. Isso é uma realidade vinda para ficar e que exige uma reflexão sobre o que provoca em termos de mobilidade social e histórica até.
Aqui a partir de hoje estarei desenvolvendo uma série de ensaios sobre relacões que se iniciam ou se perpetuam usando como principal canal de comunicação a internet e os sites de relacionamento. Além disso, terei aqui todo tipo de informação sobre os principais espaços virtuais e como participar disso..questionando mitos e provocando reflexões e debates...