terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Natal, Final de Ano e Depressão

Final de ano é uma época simbólica de reflexão sobre um período especifico de sua vida e ao mesmo tempo de sentimentos importantes e contraditórios.... Se celebramos aos 4 ventos sentimentos de solidariedade, amor e homenagens..por outro lado tem pessoas que ficam muito melancólicas...deprimidas por perdas de pessoas queridas e por projeto e sonhos que não se concretizaram.

Por mais que o tempo não pare e não para mesmo, fazemos psicologicamente uma parada necessária culturalmente a reavaliar rumos. Nosso calendário de trabalho e estudo se baseia nisso bem como o ritmo cíclico da vida de início, meio e fim está presente nesta sensação de momento.

Primeira coisa... procure não ficar triste por quem se foi..pois a morte é apenas física e na lembrança tente pensar na felicidade dessa pessoa tão querida ter existido em sua vida por um tempo tão importante. É preciso deixar morrer aquilo que precisa morrer para que a vida se renove sempre. Mas isso não significa ficar lamentando e sofrendo.

O Bem atrai o Bem, a tristeza e a depressão atraem mais tristeza e depressão... e infelizmente...sem uma decisão sua de mudar ninguém pode fazer isso por você.

Acredite... por mais difícil que tenha sido esse período sempre podemos recomeçar novos bons momentos mesmo depois de momentos tão doloridos.

A depressão muitas vezes é fruto de uma visão da vida como algo preso ao passado ou pela saudade que se sente de não poder mais abraçar, sentir e olhar uma pessoa que lhe foi tão querida. Mas acredite..o amor é imortal, a saudade deve servir para trazer felicidade e não tristeza.
A vida é feita de momentos....presentes... agora....
O passado é uma referência e o futuro para ser maravilhoso precisa do caminho certeiro e otimista do presente...

"Tudo vale a pena se a alma não é pequena" Fernando Pessoa...

FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO

Nenhum comentário: