sábado, 26 de dezembro de 2009

Cuide de seu bem estar psicológico

Muitas vezes, a última ajuda que uma pessoa procura quando está agoniada é a de um psicólogo. A Psicologia é uma ciência nova que começou suas atividades entre 1760 e 1800, oriúnda da filosofia e com diferentes abordagens de um mesmo problema: como se viver num ambiente social e se comportar diante dos desafios que ocorrem no relacionamento entre o individuo e seu meio cultural, familiar, ao mesmo tempo se relacionando com outros seres humanos.

Ser racional e ao mesmo tempo lidar com as emoções no dia a dia, não é uma tarefa fácil. Diante de uma situação de adoecimento físico ou de uma perda de alguém querido ou mesmo de uma ansiedade, uma angústia e uma depressão que parece infinita, é muitas vezes o momento onde se percebe mais o desequilíbrio emocional. Aparecem então, sem número de fórmulas mágicas de como ser feliz o que contribui para as vezes piorar um quadro de mal-estar psicologico que não foi tratado de forma adequada.

Nesse caso, muitas vezes, o último recurso a ser buscado é o da terapia com psicólogos. Isso se dá por diferentes motivos. O primeiro deles: preconceito.


Muitas pessoas ainda acreditam que buscar uma ajuda psicológica é ser rotulado de louco. Ainda se faz muita confusão sobre a atuação do profissional/psicólogo. Existem sem número de abordagens, linhas de atuação, propostas terapêuticas das mais variadas e no geral a população sabe muito pouco disso. Ainda por cima, assumir que não está bem e que o principal agente desse mal-estar é uma dor da alma,emocional, sentimental, produzida na mente, parece "frescura".
É, no entanto, num momento de grande estresse que acontece muitas vezes um enfarte ou um AVC. É num momento de um luto que fica evidente e pode aparecer um desânimo, um consumo compulsivo de alimentos, uma embriaguez compulsiva um desejo de isolamento e mesmo uma falta de motivação para a vida.

O segundo motivo da demora em busca da terapia é: financeiro. A terapia, em geral, é um procedimento caro e muitas vezes, sem previsão de término. Tem um custo elevado e muitas vezes o acesso a ela depende de contatos pessoais não custeado pelos planos de saúde. Por mais que hoje já exista alguma cobertura que inclui o atendimento psicológico, todos sabem que é limitado e visto com ressalvas. As universidades disponibilizem atendimento em seus Serviços de Psicologia Aplicada, mas isso é bastante limitado. E na rede pública de saúde o atendimento de psicólogos ou está ligada a rede hospitalar de forma bastante resumida, pois são poucos os profissionais contratados para dar conta de uma demanda imensa . Ou está em sua maioria mais voltado para casos graves, em auxilio ao trabalho da psiquiatria e da saúde mental mais complexa, tais como, psicóticos e neuróticos graves, dependentes químicos e que exigem uma equipo multidisciplinar. Nesse sentido, os caso de baixa complexidade, que são a maioria, ficam sem atendimento adequado.

Nunca se precisou tanto da atuação de psicólogos. O mundo cada vez mais em sua complexidade, vai precisar desses profissionais pois, quanto mais pessoas convivêndo num espaço urbano mais a probabilidade de acontecerem conflitos de gerações e familiares, agressividade, impaciência, intoleração e sentimentos de baixa alto estima e de insatisfação pessoal.
Ouvimos psicólogos diante de atos incompreensiveis, de atitudes inapropriadas, oorém, na vida cotidiana nos grandes centros urbanos com grande concentração de indivíduos de costumes, famílias, religiões, interesses culturais diferentes cada vez mais vai se fazer necessário valorizar este profissional que muitas vezes é mal remunerado e escasso.
Por isso, recomendo, ao menor sinal de ansiedade, angústia e depressão, PROCURE UM PSICÓLOGO. O psicólogo não é um mágico, nem feiticeiro, nem curandeiro.... mas ele tem uma escuta para os problemas da alma que é sua especialidade e que ajuda a própria pessoa a descobrir o seu caminho para se sentir melhor.
Há outras atividades que são terapêuticas que não são terapia.A prática de esportes, de atividades ligadas à arte __ seja executando ou simplesmente contemplando__ viagens e lazer, ajudam a equilibrar o processo de elaboração mental dos problemas e aliviando tensões e estresse. Mas o psicólogo cria ao seu paciente um espaço seu. De reflexão sobre sua vida e sobre suas relações com o outro. O que muitas vezes ajuda a transformar aquilo que emocionalmente não está legal.



Deixe sua opinião. Você já fez terapia? Conte sua experiência aqui com seus comentários.

Nenhum comentário: