quinta-feira, 4 de março de 2010

Psicologia e Doenças Crônicas

HIPERTENSÃO NO DIABETES


Para quem já sofre com o diabetes, desenvolver um quadro hipertensivo é algo ainda mais preocupante. Se a rotina de vida de uma pessoa com quadro de diabetes tipo 1 e 2 já é complicado que dirá também com um quadro hipertensivo. Com a rotina moderna da vida estressada, se não forem controlados e bem-cuidados, as consequências de um pico hipertensivo ou de uma glicose descompensada podem ser fatais ou deixar sequelas, as vezes até irreversiveis na vida de um paciente. É claro que existem fatores que podem estar por tras destas doenças que são alheios ao paciente. Mas...aqueles que podem ser modificados pelo próprio paciente sozinho ou com a ajuda de terceiros ajudam as vezes a minimizar estes quadros.

Um paciente hipertenso ou que tenha diabetes bem cuidado pode levar anos e anos de uma vida saudável, feliz e normal. Mas aquele que não se cuida, está jogando com a sorte com algo muito caro, que é a própria vida. O bem estar psicologico é um aliado muito importante neste cuidado. Se for negligenciado, tornará o tratamento destes quadros ainda mais dolorosos e possivelmente irão evoluir para uma situação ainda mais dolorosa e infeliz diante dos desafios a serem enfrentados. Porém, os beneficios de quem se trata são tantos que quem consegue fazer essa mudança tem uma chance muito maior de ter uma vida com melhor qualidade possível.

A primeira vista, uma notícia de um quadro crônico de doença nos choca. Nos deixa com a sensação que estamos perdendo... porém, quando o resultado de qualidade de vida aparece em contraste com o periodo em que não havia cuidado não tem preço e da uma recompensa ao esforço desenvolvido.

VOCÊ É FRUTO DE SUAS ESCOLHAS. NÃO É POSSIVEL MUDAR O PASSADO MAS É POSSIVEL MUDAR HOJE PARA TER UM FUTURO MELHOR.

Definição e Prevalência

A definição de hipertensão na população em geral corresponde a níveis de pressão arterial sistólica > 140 mm de Hg ou diastólica > 90 mm de Hg. No entanto, estes níveis são considerados excessivos para os pacientes diabéticos. Estudos epidemiológicos demonstraram haver um benefício contínuo na diminuição de eventos cardiovasculares pela redução dos níveis tencionais a valores menores do que 130/80 mm de Hg. O diagnóstico de hipertensão arterial deve ser confirmado pelo menos duas vezes, com intervalo de uma semana.

Hipertensão arterial ocorre em cerca de 50% dos pacientes com diabetes do tipo 2 de uma maneira geral. Esta proporção aumenta em pacientes com comprometimento da função renal: 60% a 70% dos microalbuminúricos e 90% dos proteinúricos.

Importância do controle

A presença de hipertensão em pacientes diabéticos aumenta o risco de doença cardiovascular, doença renal e retinopatia diabética. Estima-se que a hipertensão arterial em pacientes diabéticos esteja relacionada ao desenvolvimento de 75% das complicações crônicas.

ESTRATÉGIAS DE TRATAMENTO

· Modificação no estilo de vida

· Redução do peso corporal

· Redução da ingestão de sódio(sal)

· Realização regular de exercício físico

· Diminuição do consumo de álcool

· Suspensão do hábito de fumar

· Combate a depressão e outros distúrbios psicológicos como a ansiedade

· Diminuição do estresse e melhor equilíbrio emocional.

· Manter sempre o controle e comparecer as consultas regulares, bem como, respeitar a prescrição médica quando necessária, nunca fazendo uso de auto-medicação.

· PARTICIPAR DAS ATIVIDADES DO GRUPO PARA TROCAR EXPERIÊNCIAS SOBRE ESTRATÉGIAS DE CUIDADOS, ENTENDENDO QUE MESMO NÃO TENDO CURA, ESSES QUADROS SE BEM MONITORADOS AJUDAM A PRODUZIR UMA BOA QUALIDADE DE VIDA.

2 comentários:

Ponto de Equilíbrio disse...

Olá boa noite! Gostei muito do tema aqui tratado. Me chamou muito atenção a questão por vc levantada no que se refere ao bem estar emocional. As patologias que vc se refere neste artigo hoje tem recebido uma atenção mais refinada através do Programa Saúde da Família-PSF. Todavia, sabemos que não é obrigatória a presença do profissional da área psicológica no referido programa. Sabemos que através do NASF, programa que amplia das ações do PFS o psicólogo pode ser inserido quando o município se enquadar dentro de algumas diretrizes. Portanto, deixamos aqui em aberto a solicitação,ou reflexão para a inserção do psicólogo dentro da questão apresentada. Certo que nós, psicólogos podemos auxiliar aos demais profissionais no processo de adoecimento, aqui sendo, diabetes ou hipertensão.
Parabéns pela iniciativa.

Luciana Tenorio disse...

Obrigada pelo comentario... sinceramente, nem acho que seja culpa de alguem...mas acho que a psicologia precisa ocupar o lugar dela de direito e não ficar a reboque como se fosse superfula ou de segunda importancia.... acho que muitas vezes a riquesa desse campo fica pequeno por má-informação e até mesmo postura de alguns psicólogos que não dão valor ao beleza dessa área.