sexta-feira, 16 de abril de 2010

GRANDE ESCLARECIMENTO:

Você sabe a diferença entre Psicologia, Psiquiatria, Neurologia, Psicanálise?
É bastante comum até para pessoas com informação e escolaridade alta entender a diferença entre esses campos de saber que muitas vezes se interligam mas que tem estruturas de trabalho e de formação profissional distinta. Porém isso me parece de fundamental pois muitas vezes na procura de uma ajuda para um problema psicológico ainda acontece muita desinformação e preconceito. É bem verdade, que são pouquissimos os serviços públicos e gratuitos de atendimento psicológico e ainda existe uma idéia errônea que quem procura o psicólogo ganha o estigma de "maluco".

A Psicologia é uma ciência do final do séc XVIII que veio da Filosofia, e surge na Europa logo em paralelo a Revolução Industrial e após a Revolução Francesa, onde aparece a idéia de individuo e de sujeito autónomo, independente e urbano. É um campo de pesquisa e também de aplicação prática em diversas linhas de abordagem sobre maneiras de se tratar o mal-estar psicológico individual no grupo social do sujeito. Dentro do campo da psicologia existem várias áreas de atuação: Clínica, Escolar, Institucional, Hospitalar, Social entre outras....Dentro do campo da saúde, está ligada a Saúde Mental bem como a cem número de abordagens teóricas e clínicas que com seus autores vão tentando traçar leituras sobre o comportamento humano e a estrutura de funcionamento subjetivo e mental dos indivíduos em seus grupos sociais. Em alguns casos o curso de psicologia faz parte do grupo das ciências humanas, em outros está mais relacionado ao campo das ciências biológicas, mas em ambos os casos se destina a estudar como o ser humano funciona do pondo de vista do individuo em relação ao seu meio cultural e familiar. A terapia visa uma mudança de um comportamento que produz um mal-estar ou desconforto no indivíduo em relação ao seu contexto de vida. Um dado importante, o psicólogo não é um MÉDICO. Por tanto, não cabe a ele prescrever medicamentos bem como avaliar sua eficácia.

Já o Psiquiatra ele é um médico. Tem formação médica e normalmente atua na área especifica de saúde mental. Pode atuar em conjunto com o Psicólogo e outros profissionais e até mesmo exercer certas atividades que o psicólogo também faz, porém ele é o único que pode prescrever drogas psicoativas.

Já o Neurologista vai atuar mais na parte fisiológica de funcionamento do cérebro. Ele investiga as causas e consequências que lesões, funcionamentos inadequados, químicas e biológicas da parte física do Sistema Nervoso Central e sua repercussão em todas as partes do corpo.

Por último, o psicanalista é alguém que tem como referencia teórica a obra de Sigmund Freud. Um psicanalista pode ser psicólogo, psiquiatra e até mesmo um leigo que tenha a formação específica exigida pela área da psicanálise, deve estar em terapia como pressuposto teórico e não precisa ter formação nem de médico nem de psicólogo.

Espero ter contribuído para esclarecer alguma dúvida sobre esses campos...quem quiser perguntar mais é só deixar um comentário ou entrar em contato pelo email: luciana_tenorio@hotmail.com.

Nenhum comentário: