sábado, 13 de setembro de 2008

INTRODUÇÃO

Sou psicóloga formada desde 1997 e no entando me considero em constante formação. A psicologia é uma das carreiras que quanto mais velho e experiente da vida vai se ficando melhor fica. A própria vida vai ensinando bastante sobre as dificuldades, os problemas e os conflitos da convivência com outros seres humanos....
A história da Psicologia, teoriamente, tem uma data histórica. WILHELM WUNDT, é considerado como o pai da psicologia , por ter criado o primeiro laboratório de psicologia na universidade de Leipizig, em 1879 na Alemanhã. Porém, os questionamentos da psicologia a respeito da alma e da mente humana são muito anteriores a isso. Wundt inaugura o que podemos chamar a CIÊNCIA da Psicologia, pois busca no discurso positivista estudar científicamente a experiência consciente humana. Isso é o primeiro passo para o que mais tarde seria chamado de Estruturalismo.
Com certeza o ambiente cada vez mais complexo da vida nas cidades.. a velocidade da informação, e o sentimento global de pertencimento ao mundo, faz com que o saber psicológico seja ainda mais convocado para tentar entender melhor o comportamento do ser humano em relação a si mesmo e em relação ao outro.
Somos um ser único, exclusivo e singular, mas ao mesmo tempo coletivo e social, que precisa desesperadamente de seu grupo e seus pares para sobreviver.
O olhar do psicólogo relativizando sentidos, observando e intervindo a cada momento se torna mais peculiar e importante, e é isso que pretendo fazer com este novo blog.

Nenhum comentário: