sábado, 29 de novembro de 2008
A arte da palavra
sábado, 18 de outubro de 2008
Agonia anunciada
Nada justifica um comportamento que leva a destruição do outro.... não existe amor nisso, por mais que a história esteja repleta dessas histórias pseudo passionais mais que encobre a intolerância, a violência, a perversão e o ódio.
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2008/10/17/ult5772u1158.jhtm
domingo, 12 de outubro de 2008
Dia das Crianças e Dia de Nossa Senhora Aparecida
DEUS ABENÇOE A TODOS POIS A VIDA VALE A PENA
sábado, 27 de setembro de 2008
A psicologia é uma ciência considerada tanto das áreas sociais, ou humanas, como da área biomédica (por exemplo, a neuropsicologia faz parte deste espectro), assim ela é estudada tanto em métodos quantitativos como em métodos qualitativos. Estes métodos aplicam-se ao estudo dos processos psíquicos, geradores de comportamentos e vice-versa. Os estudos clássicos em psicologia baseavam-se justamente nos comportamentos, que eram diretamente observados, que faziam com que o psicólogo inferisse um processo psíquico; porém, com os avanços das neurociências, na actualidade, também é possível, mesmo que rudimentarmente, estudar os processos psíquicos na sua origem. A introspecção é outro método para chegar aos processos conscientes. Existem vários outros métodos desenvolvidos, cada um para estudo de um ou mais processos mentais.
Cabe à psicologia estudar questões ligadas à personalidade, à aprendizagem, à motivação, à memória, à inteligência, ao funcionamento do sistema nervoso, e também à Comunicação Interpessoal, ao desenvolvimento, ao comportamento sexual, à agressividade, ao comportamento em grupo, aos processos psicoterapêuticos, ao sono e ao sonho, ao prazer e à dor, além de todos os outros processos psíquicos e comportamentais não citados.
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
DESAFIOS DA VIDA
INOCENTES E FRÁGEIS BEBÊS
Se tornem máquinas de maldade e de tortura para com outros seres vivos, humanos ou não?
Como psicóloga me interesso por esse tema de uma maneira especial. Não apenas para criticar os outros mas para refletir e pedir que outros pensem junto. Por que um ser humano pode embrutecer a ponto de ser capaz de matar outro ser humano, torturar, prender, agir com brutalidade e com insensibilidade. Sinceramente, não sei a resposta... Será a miséria, será a guerra, o ódio que gera mais ódio, o olho por olho e dente por dente...?
Será um ventre mal gerado... serão crianças criadas sem amor, atenção e paciência?
Ao estudarmos a História...... vemos tantos episódios sórdidos e violentos... com crianças, mulheres, homens passando pelas mais absurdas situações de vida.... em nome de que?
RELIGIÃO? FUTEBOL? OPÇÃO SEXUAL? PODER? DINHEIRO? FALTA DE SOLIDARIEDADE?
Sinceramente.... não sei.... mas ainda tento fazer algo para a vida ficar um pouco mais legal e bela...
É como diria o Gonzaguinha.....
"EU FICO COM A PUREZA DA RESPOSTA DAS CRIANÇAS.... É A VIDA.... É BONITA E É BONITA...."
sábado, 20 de setembro de 2008
A INTERNET E OS RELACIONAMENTOS HUMANOS
sábado, 13 de setembro de 2008
O Diálogo é o grande segredo da vida feliz
Contando histórias o contador, em interação com o outro, transforma-se em uma espécie de instrumento para a veiculação de mensagens e informações. Perde-se de si mesmo como sujeito para ser meio, caminho e processo. Ao mesmo tempo, se há algo que podemos atribuir de forma universal a todos contadores de histórias, independente de seu contexto histórico-cultural, é a valorização da palavra dita em voz alta com entonação, volume e gestos.
Dar nova vida a personagens que ficam guardados nos livros e nas mentes é sem dúvida a principal função do narrador de histórias. Nesse sentido, estes, se tornam co-autores dos textos, emprestando suas vozes, seus corpos e suas memórias para dar vida à personagens, à cenários, ao mágico e ao fantástico. Isto está na base do relacionamento humano e no processo de conciliação ou de discórdia.